-
Arquitetos: Maia Romeiro Arquitetura
- Área: 196 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Lilia Mendel
-
Fabricantes: ADELUX ADEGAS CLIMATIZADAS, Atlas, JR MARCENARIA, MARMORARIA LUGIGRAN, Portobello Shop, Roca, STTILLORIO
Descrição enviada pela equipe de projeto. Especializado em culinária italiana, o Padella Tratoria foi instalado em um casarão centenário na rua Conde de Irajá, tradicional point gastronômico em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. Coube aos arquitetos Marina Romeiro e Felipe Maia, do escritório Maia Romeiro Arquitetura, desenvolver o projeto, que foi bastante influenciado pelos janelões, telhado tesoura e paredes com tijolinhos aparentes que foram descobertos durante a reforma. “Como o casarão é uma relíquia da arquitetura carioca protegida pela prefeitura e a cliente queria usar as áreas externas para aumentar o número de mesas, foi necessário obter uma aprovação específica para viabilizar a execução do projeto, criando, por exemplo, uma área coberta em toda a extensão do muro lateral e no fundo da casa”, conta Felipe. Além disso, a cliente também pediu para instalar um bar dentro do salão - permitindo que os clientes acompanhassem a preparação das massas e saída dos pratos - e, em termos estéticos, que os ambientes fossem bastante acolhedores, lembrando uma antiga casa italiana.
Com 1102m2 de área interna e 60m2 de área externa, o restaurante foi setorizado da seguinte forma: entrada com espera, salão interno com cozinha aberta, varanda lateral com mesas e banheiros nos fundos.
Em termos conceituais, o escritório aproveitou tudo que a arquitetura original do imóvel tinha a oferecer, como descascar as paredes para mostrar os tijolos originais e iluminar o teto para ressaltar as tesouras em madeira. “A cliente participou bastante do projeto, trazendo de viagens muitos objetos e luminárias garimpados em feiras e mercados da França e Itália, que foram incorporados à decoração dos espaços. A pia italiana do banheiro é um ótimo exemplo”, diz Felipe. Já os móveis usados como apoio dos garçons, a estante pequena de livros, a mesa de apoio e o armário do banheiro foram arrematados pela cliente em leilões online e reformados no local.
Para reforçar a atmosfera de casa e o clima intimista, os janelões foram “vestidos” com cortinas de veludo vinho, o piso foi revestido em porcelanato com aparência de madeira e as paredes internas e externas ganharam uma textura especial, feita na própria obra, com aspecto antigo, levemente machado. A cor verde, em tom escuro, também se destaca na decoração, sobretudo no teto, no fechamento da cozinha e no acabamento da estante. Já o tampo das mesas e do balcão são de mármore natural, com fundo claro e veios escuros bem marcados.